O dinheiro da sua empresa não é seu! Entenda por que separar contas PJ e PF

Recorte de mulher utilizando calculadora em cima de uma pilha de papéis.

Misturar as contas da empresa com as contas pessoais pode te levar à falência. Por isso, é importante separar as contas PJ e PF, ou seja, Pessoa Jurídica e Pessoa Física.

Isso porque a falta de organização financeira é um dos principais motivos de fechamento de empresas em menos de 5 anos, segundo pesquisas do Sebrae.

É uma prática comum que sócios realizem pagamentos de contas e despesas pessoais através da conta bancária da empresa, ou use o CNPJ para adquirir bens de uso pessoal.

Essa prática, porém, leva ao descontrole do fluxo de caixa da empresa, tornando difícil visualizar a sua real situação financeira e tomar decisões corretas para proporcionar o seu crescimento.

Para evitar esse problema, alguns passos simples podem ser implementados hoje mesmo no seu negócio.

Como separar as contas PJ e PF


1º: Abra uma conta PJ


O primeiro passo para conseguir separar o que é movimentação financeira da empresa e da sócia é criar uma conta bancária PJ.

É possível criar uma conta em bancos digitais com poucos cliques, como aqui no Banco Cora.

Se você ainda não tem CNPJ, destine uma conta sua pessoal de uso exclusivo para recebimentos e pagamentos referentes ao seu negócio.


2º: Defina o seu pró-labore


O pró-labore é o seu salário, e deve ser definido de acordo com seu custo de vida como pessoa física.

Portanto, não esqueça de levar em consideração, também, a capacidade financeira da empresa de pagar o valor estipulado sem prejudicar o caixa.


3º: Acompanhe o fluxo de caixa


Registre todos os recebimentos e pagamentos efetuados pela empresa, pelo menos uma vez por semana.

Esse processo não demanda mais do que 1h semanal e vai te possibilitar entender para onde está indo o dinheiro que a empresa fatura, além de permitir fazer projeções futuras.


Contas separadas, financeiro organizado


Fazer a separação entre as contas da empresa e da pessoa física é o primeiro passo para manter o seu financeiro organizado e saudável, com informações realmente úteis para a tomada de decisões mais assertivas.


Se você quer entender mais detalhadamente como fazer a gestão financeira da sua empresa e receber rotinas e processos personalizados para o seu negócio, a nossa Consultoria Financeira é para você!

Agende agora mesmo o seu horário!

Leia também: Faturamento e lucro: entenda a diferença

Ver Também:

Lorem Ipsum

Lorem ipsum dolor sit amet. Sed sint voluptatem ex perspiciatis molestias sed magnam aliquid sit soluta